segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Como valorizar o potencial do “Capital Humano” em sua organização

Você tem aproveitado o recurso mais importante da sua organização?

Os melhores recursos de sua igreja, dos seus negócios ou organizações sem fins lucrativos nunca aparecem no seu balanço.

A verdade é que todo tipo de organização é tão boa quanto as pessoas dentro dela. Pegue a melhor ideia e coloque as pessoas erradas por trás dela e você terá pouco ou nenhum progresso. Com as pessoas certas, mesmo as ideias de nível médio podem atingir resultados tremendos!

A pergunta é essa: você está valorizando o potencial humano em sua organização?Você confia no conhecimento, na visão e na experiência de todos em sua equipe para incrementar a performance de sua organização?

Aqui estão algumas maneiras rápidas para capitalizar todo o potencial das pessoas de sua equipe:

“Brainstorm” – Permitir reuniões onde essa técnica é empregada para que toda a equipe possa contribuir com ideias para o futuro da organização.

Ambiente desafiador – Criar um ambiente onde os membros da equipe estejam dispostos a assumir riscos, sem medo da repercussão, se as coisas correrem mal.

Tire suas dúvidas – Genuinamente procurar ajuda de pessoas à sua volta. Reconhecer o fato de que outras pessoas da organização possam saber mais do que você sabe sobre um determinado assunto.

Plataforma limpa (sem pré-conceitos) – Se você quer ajudar a resolver um problema atual ou preparar um planejamento para o futuro, comece com uma plataforma limpa, sem construções anteriores. Se o líder sempre tem a resposta, os membros da equipe são menos propensos a partilhar a sua sugestão.

Estar aberto à mudança/novas ideias – O líder deve verdadeiramente desejar a participação de outras pessoas. Se as sugestões dos membros da equipe nunca são implementadas, eles acabarão por deixar de compartilhá-las.

Afinal, como você está valorizando o potencial humano em sua organização?


Texto postado no Blog de Ivael Freitas - http://ivael.wordpress.com/
Autor: Ron Edmondson

Nenhum comentário:

Postar um comentário