terça-feira, 21 de julho de 2015

PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO EXPLICADA DE UM JEITO QUE TALVEZ VOCÊ AINDA NÃO TENHA OUVIDO


Essa Parábola é sempre contada com um Tom de Reconciliação. Essa Parábola é uma História de Reconciliação SIM, mas o Texto quer nos dizer muito mais coisas.


A Parábola do Filho Pródigo, contada por Jesus, se encontra em Lucas 15.

Fala de um homem rico que tinha Dois Filhos. Certo dia, o Filho mais novo vai até o Pai, pede toda sua parte da herança, EM VIDA e sai para viver a vida.

Ele sai, vai pra uma terra muito longe e gasta todo seu dinheiro enquanto seu irmão mais velho fica com seu pai. Ele esbanja tudo! (Perceba que Pródigo significa Esbanjador, Sem Controle dos seus Gastos, Gastador Compulsivo).

A partir daí, não consegue mais viver e vai trabalhar cuidando de porcos, sem comida boa, sem água e sem dinheiro. Óbvio que ele comia e bebia o mesmo que os porcos e não tinha nenhum dinheiro.

Ele tem uma brilhante idéia: "Peraí! Os empregados do meu pai, os mais ralezinhos tem um bom salário e vive em condições muito melhores que essas! Meu! Vou voltar pro meu pai, peço perdão, falo que não sou digno de ser chamado seu filho. Acho que vai rolar!" 

Ele limpa a garganta, ensaia na frente do espelho ou, talvez, melhor dizendo, na frente dos porcos e volta até o pai.

A Bíblia fala que o Pai o aguardava e saiu correndo ao seu encontro (coisa incomum para um judeu, no caso, o filho teria que vir ao pai e não o contrário), o abraça e quando o filho vai falar o que tinha ensaiado o Pai nem dá importância para mais uma besteira que o filho ia falando e já sai gritando que o filho que estava morto havia ressuscitado, que havia se perdido, fora achado.

Eu imagino indagações do tipo: - "Mas pai! E o dinheiro? Peguei a grana e vazei... Gastei tudo e estou numa pior ..." e o Pai respondendo: - "Que dinheiro? Aprende capiau!"

Não sei se você percebeu, mas o Filho foi embora por causa de dinheiro e voltou por causa do dinheiro. O Pai não estava nem aí para a grana que ele levou, o  Pai estava interessado na vida do filho, no filho de volta e Ele queria dizer: O que mais vale é o Pai e não o dinheiro! Não tem nada melhor do que estar com o Pai! Quem o Pai É, é mais importante do que aquilo que o Pai Pode Fazer!

O mais engraçado é que o Filho Mais Velho, pagava de bom moço só porque não tinha ido embora, mas, na verdade, ele era igualzinho ao seu irmão mais novo. Ele ficou chateado pelo fato de seu irmão mais novo ter voltado e recebido com festa mesmo tendo acabado com muita grana e ele não ganhava nem um bezerro pra fazer uma churrascada com seus amigos.

Já parou para pensar que, muitas vezes, Nós somos assim?

Andamos com DEUS atrás de Bençãos e quando não recebemos aquilo que queremos, fazemos beicinho e deixamos de andar com DEUS, porém, quando o cinto aperta, voltamos para DEUS porque com Ele estava mais seguro, tipo, tá ruim mas ta bom...

A verdade é que a gente tem sido acostumado por esse sistema religioso maldito a se relacionar com DEUS pelo que Ele pode nos oferecer, nos dar, e não por aquilo que Ele É!

Tipo, a gente espera tanto pelo melhor de DEUS que julgamos estar por vir, mas o que é ha de melhor por vir? Ou será que existe algo que seja melhor que a Salvação conquistada na Cruz e o Relacionamento, o Enchimento e o Preenchimento com o Espírito Santo?

Eu não estou falando que você não irá vencer ou que você não será abençoado, o que eu estou querendo te dizer é que você vai vencer, mas não vai ser sempre. Você vai passar por dificuldades, por lutas, por decepções, traições, falta de dinheiro, carro quebrado e, na boa parte das vezes, não será levante do diabo, mas vai acontecer porque tem que acontecer. É a vida! O que Jesus disse foi que a gente ia ter que trabalhar constantemente não só pelo sustento, pela roupa, pelos desejos pessoais, mas trabalhar nosso emocional, deixarmos que ele trabalhe nosso espírito e nos focarmos nele, permanecermos olhando para ele e ter bom ânimo porque Ele venceu o mundo e nós venceremos também.

A gente também se comporta como o Filho Mais Velho quando a gente fica com síndrome de Coitados, não desfrutamos do que o Pai tem para nos dar. Tipo, sabemos que somos Filhos de DEUS, mas não nos comportamos como tal. Jesus disse: "... Pedi Pedi e Dar-se-vos-á ..." "... Pede e não recebe porque não sabe pedir ..." 

Então peça, se comporte como filho, mas não se relacione só porque Ele Pode e Ele Quer te dar, até porque nosso fim NÃO É essa terra! Nosso fim é o céu e o que existe de precioso aqui não vale NADA lá. Se comporte como quem o ama e tem desejo saber mais e mais sobre quem Ele é, sobre a transformação que Ele quer fazer em sua vida DE DENTRO PARA FORA, sobre o lugar para onde você irá morar com Ele e etc.

Se você anda com DEUS, conheça-o e prossiga em conhecê-lo. Se você se desviou, volte! Não interessa o que você fez daqui para trás. Não interessa se você acabou com tudo o que DEUS te deu. Interessa quem você será daqui para frente! Saiba que Ele te ama, Ele quer te perdoar e se revelar a você!

Pense nisso!

Se quiser saber mais sobre isso, posso te falar, podemos conversar, posso orar por você!

DEUS te Abençoe!



Nenhum comentário:

Postar um comentário