sexta-feira, 12 de setembro de 2014

George Whitefield - O Dramaturgo Divino



O grande evangelista George Whitefield, vivia para pregar o evangelho, atravessando o oceano 13 vezes da Europa para os EUA, foi considerado o primeiro superstars dos EUA, o pregador inglês George Whitefield atraia pessoas que se deslocavam a kilometros de distancias, de todos os lugares, em diversos tipos de locomoção, todos queriam ver Whitefield pregando, ele era conhecido como o dramaturgo divino.

Fantásticos relatos de suas pregações impressionavam pela vivacidade das narrativas, onde em uma delas pregou dizendo:

- Tem um anjo saindo daqui, ele esta voltando pro céu, será que ele vai voltar sem nenhuma alma ganha para o Evangelho?

Pouco depois olhava pro céu e dizia:

- Volta Gabriel, volta, tem uma alma aqui querendo que tu leves a mensagem que ela se entregou para o Senhor Jesus Cristo.

Nascer de novo é a grande mensagem de George Whiteifield, focando o novo nascimento, ele pregava algo novo.

O próprio filósofo David Hume, empirista, totalmente descrente, foi visto uma vez se esgueirando no meio da multidão a ouvir George Whitefield, onde alguém estranhou aquilo:

- Um ateu iluminista, ouvindo um pregador do evangelho?

Essa pessoa estranhou e perguntou para ele:

- Voce não crê no que ele ta pregando, crê?

David Hume responde:

- Eu não, mas ele crê.

Um impacto gigantesco nas conversões, uma ênfase no novo nascimento, a mensagem evangélica passou a ser, “você precisa nascer de novo”, pregando em um contexto calvinista, pois toda doutrina de George Whitefield era calvinista.

Com isso nascia o “evangelicalismo”, onde o mais importante não era ser membro de igreja X ou Y, mas sim ter nascido de novo, independente da igreja onde eu estou meu irmão é um individuo que nasceu de novo, não necessariamente um individuo que senta do meu lado na igreja, mesmo que eu seja um batista e outro seja presbiteriano, essas barreiras foram derrubadas por George Whitefield.


Conta a história de uma famosa pregação que Whitefield fez, em que ele perguntava olhando para o céu:

- Pai Abraão, quem está aí contigo no céu? Algum episcopal por ai?”


Resposta:

- Não, nenhum episcopal!


- Haveria algum presbiteriano?


- Nenhum presbiteriano!


- Então talvez poderia haver aí algum independente ou dissidente?


- Não, não temos desses aqui também!


- Algum metodista então? (Whitefield se considerava metodista)


- Não, não!


- Então quem você tem ai com você?


Pai Abraão respondeu:

- Nós não conhecemos esses nomes aqui, todos que estão aqui são cristãos, crentes em Cristo, homens e mulheres que foram purificados pelo sangue do Cordeiro!

Whitefield parou e exclamou:

- Ah! É mesmo! É assim! Então que Deus nos ajude! Deus nos ajude a esquecer todos esses nomes de partidos e a sermos cristãos de fato e de verdade.

Esse evangelicalismo que seria pra unir os cristãos, não uniu, justamente porque as igrejas eram e ainda são cheias de pessoas que não nasceram de novo.

O impacto da pregação de Whitefield foi de avivamentos, época chamada de “O Grande Despertamento” nos EUA, mas também provocou divisão em praticamente todas as denominações.



Fonte: História da Igreja “O Grande Despertamento nos EUA”, narração em mp3 por Juliano Heyse © Bom Caminho. Website: http://www.bomcaminho.com
Transcrito e adaptado por Carlos Reghine

Nenhum comentário:

Postar um comentário