João 16:33 diz algo muito interessante:
"Eu digo isso para que, por estarem unidos comigo, vocês tenham paz. No mundo vocês vão sofrer; mas tenham coragem. Eu venci o mundo."
Comentar esse versículo é uma tarefa um tanto complicada em dias que a Bíblia tem sido pregada do jeito que cada um acha que tem que pregar, cada um entorta um pouco a Bíblia para que as suas idéias próprias e egoístas sejam apregoadas.
Esse texto, tem sido pregado fora do seu Real Contexto. Tipo: Tá passando por luta? Tenha bom ânimo, Jesus venceu o mundo e você também vencerá!!!
Meus amigos: Aonde está escrito isso no versículo? Em lugar nenhum! Jesus, em hipótese alguma, disse que iríamos vencer. Ele disse que ELE VENCEU O MUNDO!!!
Mas o contexto desse texto, está em que eram palavras de despedida. Um episódio que antecede a Oração Sacerdotal de Jesus, onde ele diz para todos os seus discípulos: "Olha, vão me matar e vocês todos, morrendo de medo, vão fugir cada um pra sua casa e vocês vão me deixar sozinho. Aí, vão achar que matando vocês, estão fazendo o certo, a vontade de DEUS, vão tocar o terror pra vocês desistirem, mas olha só: Se vocês estiverem mesmo comigo, fiquem em paz que vai dar tudo certo! Vocês vão ter aflições mas não liga não. Eu venci o mundo!"
O interessante é que Ele não disse que por estarmos nele, venceríamos o mundo, mas por estarmos nele, teríamos paz. A palavra, do grego, do original que traduz-se por paz, é a palavra Eirene.
Eirene significa Paz, mas não da maneira que usualmente a descrevemos. Nesse sentido, paz invocada por um judeu é sinônimo de um tempo de despedida, o que Jesus o estava fazendo. Ele invoca para si um significado de Reconciliação, o que também foi o objetivo de Jesus na Terra! Reconciliar-nos com o Pai.
A partir daí, passa a fazer um verdadeiro sentido o porque ele fala pra todo mundo que o abandonaria ficar em Paz. Como você pode dizer pra todo mundo que te abandonará: "... Se você estiver em mim, estiver comigo, fica em paz ..." Óbvio que se alguém te abandona, essa pessoa NÃO ESTÁ COM VOCÊ!
Mas Jesus amplia o sentido das suas últimas considerações dando ainda mais significado a João 15:16 dizendo que não fomos nós quem o escolhemos mas Ele, primeiramente, escolheu a nós.
Você pode estar longe, mas ele te chama pra estar perto. Você pode o abandonar, mas Ele não te abandona, pode tentar deixar de ser crente, mas Ele não deixa de ser Jesus, pode sair pra beber, fumar, despirocar, fumar "cracker" e por aí vai, mas sempre vai ter algo te dizendo que você não é dali, sempre vai ter algo te dizendo que está faltando algum pedaço, é Ele te dizendo: "Você é meu, Eu te comprei, Eu te escolhi, a Salvação pode ter vindo de Graça pra você, mas pra mim não foi, Você é MEU ..." Ele quer te trazer Reconciliação, te trazer ao Plano Original, se você está longe, Ele está te dizendo, vem pra perto, dane-se os seus pecados, eu quero escrever a história da tua vida do meu jeito. Você que está dentro, mas parece que está fora, Ele está te dizendo, quero me apresentar pra você não como o DEUS de Abraão, Isaque, Jacó, José, Malaquias, Sofonias, Zebedeu, Jeconias, mas o SEU DEUS, te dar o sentido que você nem sabe se, realmente, encontrou.
Ele venceu o mundo mas não disse que venceríamos. É óbvio que se estamos nele, vamos vencer. Mas o que Ele quer dizer nesse texto é: Fique em Paz! Que a Paz que excede a todo entendimento seja o Árbitro do seu Coração. Estar em Cristo me faz julgar todas as coisas, discerní-las e descansar nele. O mundo pode cair ao seu redor, mas FIQUE EM PAZ! Eu venci o mundo!
Pense nisso...
Pense nisso...
Nenhum comentário:
Postar um comentário