Jesus ensinou que se pedirmos a Deus as coisas de que necessitamos vamos receber uma resposta. Ele disse: "Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque, aquele que pede, recebe; e o que busca, encontra; e, ao que bate, se abre." (Mateus 7:7-8)
Que promessa confortante de que a ajuda de Deus e a orientação espiritual nas horas de necessidade virão. É um dom dado pelos céus do qual necessitamos desde pequenos.
Apesar dessa promessa podemos achar que as nossas orações não são respondidas ou que passam despercebidas. Podemos perguntar: "Será que Deus está realmente me ouvindo?"
Talvez julguemos que Deus não ouve as nossas súplicas, quando, na verdade, podemos não estar vivendo retamente ou pedindo com muita fé. Ou, temos fé suficiente e somos justos, mas Deus está seguindo seu próprio tempo, e para um sábio propósito, retenha as respostas um tempo. Ou, as coisas pelas quais estamos orando dependem do arbítrio de outras pessoas e, dessa forma, não acontecem como queremos.
Para recebermos as repostas de nossas orações, nosso desejo e disposição em fazer a vontade de Deus devem equivaler ao pedido. A mesma vontade, a mesma fé e esperança. Algumas virtudes são importantes para que a oração não falhe, para que Deus nos ouça:
1. Fé
É a primeira e mais importante. Crer em Deus transmite paz à nossa alma. Ter a certeza de que Deus é o nosso pai e que podemos recorrer a Ele em busca de conforto e orientação, que irá ouvir e responder, é uma fonte de consolo.
Não podemos temer, temos que acreditar.
2. Reverência
Jesus exemplificou essa virtude quando orou e disse: "Santificado seja o teu nome." (Mateus 6:9) Devemos nos dirigir a Deus e falar com Ele na reverente, calma e bondosa linguagem da oração, ter respeito e amor por Ele e jamais profanar seu santo nome.
3. Sinceridade
A oração é um anseio de nosso espírito. É um pedido, uma súplica da alma enviada diretamente para um Pai amoroso. Sua linguagem não são meras palavras, mas um coração cheio de amor sintonizado com Deus.
A oração sincera é aquela que quando pede uma bênção ou virtude, luta pela bênção e cultiva a virtude.
4. Lealdade
Devemos orar com um coração consagrado, comprometido em fazer a vontade do Pai a quem oramos, e em sobrepujar a nossa vontade. Se oramos pelo sucesso de uma causa ou de algo que queremos fazer ou resolver, é porque nos simpatizamos com ela.
Pedir algo na oração e não ter o desejo nem a disposição de obedecer à vontade do Pai é deslealdade e pode provocar uma resposta negativa.
5. Humildade
Uma humildade nascida do coração, não uma atitude hipócrita. A humildade na oração leva a pessoa a ter consciência dos seus limites, de que não consegue por ela mesma, e a sentir que necessita da orientação divina.
6. Ouvir
Devido às distrações que nos cercam, às vezes é difícil ouvir a resposta da oração. Precisamos aprender a separar os ruídos da vida dos sussurros suaves do Espírito Santo.
A resposta pode vir de várias formas, dependendo da pessoa que está orando e do problema. Talvez venha como uma pequena inspiração na mente, algum bom sentimento em nosso coração, como a paz e a alegria, através da leitura de uma passagem de escritura, ouvindo alguém nos ensinar, e quando for importante, através de inspiração poderosa e direta.
A resposta será clara e inconfundível.
7. Fazer um pouco mais
Às vezes supomos que Deus vai dar as respostas às nossas súplicas e anseios quando não fazemos nada mais que apenas pedir a solução, pedir a cura, pedir a resposta. Porém aprendi, com as minhas súplicas, que Ele espera algo mais de nós.
Espera que ponderemos na mente, que analisemos o assunto ou o problema, que pensemos e busquemos as possíveis opções e soluções, que escolhamos a que acharmos a melhor, para depois perguntarmos a Ele. Isso ajudará nossa oração a se tornar eficaz.
A certeza e a paz em nosso coração virão no tempo e da maneira que Deus achar melhor para nós.
A promessa é feita para todos. Não existe discriminação, nem poucos favorecidos. A resposta certamente virá. Deus ouve, Ele nunca se afasta, está à porta e bate, se abrirmos nosso coração, se aprendermos a ouvir, captar, interpretar e compreender vamos saber que sim, Ele ouve.
Nenhum comentário:
Postar um comentário