Em toda minha vida, sempre fui levado por um senso de justiça, de verdade, de fazer aquilo que é certo, de ter caráter, retidão, hombridade, honestidade, enfim, como se diz por aí, de sempre fazer aquilo que cooperaria para que eu pudesse dormir em paz. Paz do grego, tem como um de seus significados a palavra Clareza sendo Paz, para mim, estar às claras e não ter nada do que me envergonhar.
Dentro de tudo isso, sempre desejei ser limpo diante das pessoas e diante de DEUS que me vê quando as pessoas não me vêem. Obvio, nem sempre consigo porque ninguém é perfeito, mas mesmo não conseguindo, posso dormir em paz, descansar em paz porque sei que, se não consegui, não foi porque não quis, mas porque, talvez, por um momento tenha sido incapaz ou passei desapercebido diante de determinada situação.
Por que eu estou escrevendo isso? Porque isso é o que eu sou. Alguém muito imperfeito mas que busca não fazer para os outros o que não gostaria que fizesse consigo.
Além disso, estou, agora, neste momento, diante de um tribunal, arrolado como testemunha de uma ação judicial, na sala de espera aguardando ser chamado para prestar meu depoimento. Diante disso tudo, também reconheci as testemunhas do outro lado e vi algo que me deixou perplexo: pessoas com uma aparência ruim e feia, pessoas magras, puramente Pele e osso, com caras de doente, com um semblante triste e miserável, enfim, simplesmente acabadas.
Eu fiquei pensando nisso tudo tentando encontrar uma razão lógica, teológica, espiritual, enfim, sei lá, a respeito do que aconteceu com aquelas pessoas. O tempo passou para Eles, mas o tempo passou para mim também. Tivemos aumentadas as nossas áreas de trabalho, sofri mais, me movimentei mais e, talvez, tenha recebido mais cargas ainda, porém, eu me encontro muito melhor fisicamente, espiritualmente e etc.
Então, qual é a explicação para isso tudo? Qual o sentido para se estar bem de um lado e mal do outro?
Eu acredito encontrar a resposta em muitas coisas que aprendi e que tenho re-aprendido no decorrer dos anos. Aprendi que o Pecado é a raiz do sofrimento do homem, que o pecado trouxe morte e destruição para o homem na terra, que o afastou de DEUS, que o faz sofrer tanto e andar, sem Cristo, rumo ao Inferno.
Também vi que o Pecado é o erro do Homem em relação ao Alvo! Aprendi, desde pequeno, que não existe pecadinho nem pecadão, que TUDO, para DEUS é a mesma coisa pois se é erro ao alvo e o alvo é Cristo, independente da atitude errada ou não, a questão é que você não acertou! Não importa se você errou bonito ou se você errou feio, o que importa é que você NÃO ACERTOU!
Recentemente, tenho lido algumas coisas de alguns teólogos relacionados, que não é o ramo da teologia que eu sou adepto, mas acredito ser interessante ouvir pessoas com opiniões contrárias às minhas para que eu procure me embasar ainda mais, fortalecendo meus conhecimentos e convicções. Nesses comentários, esses teólogos dizem haver distinção de pecado, que existe pequeno, médio, grande, pecado branco, preto, cor de rosa, enfim, o negócio é bem complexo.
Eu não quero me prender na questão do pecado, porque eu sou Filho e Servo de um Cristo que deu a sua vida por mim e que veio para me traz o Perdão, a Paz e a Liberdade. Então, Eu sou livre do Pecado, passo a optar pela Santidade e vivo uma vida reta diante dos meus valores e justa diante dos valores que Cristo me ensina através da sua palavra.
Não importando a questão do pecado, sobre a existência dos seus graus de classificação ou não, tenho uma coisa comigo que se associação a um pecado é ruim, a pior associação seria com relação à MENTIRA.
Acredito que, se o diabo é o Pai da Mentira e que Ele é nosso adversário, então a Mentira nos faz sermos adversários de Nós mesmos. A mentira não é simplesmente aquela que falamos, aquela que muitas vezes dizemos pra um fim proveitoso, pois não existe fim proveitoso conquistado por meios errados. A mentira também pode ser através de nossos pensamentos, de nossas atitudes, de nossos sentimentos.
Pense comigo: A Mentira te torna uma pessoa Hipócrita, te torna uma pessoa Leviana, Egoísta e, acima de tudo, Prisioneira. Pior que uma pessoa ser prisioneira dos outros é ela ser prisioneira dela mesma.
A mentira é tão perigosa que pode se tornar um vício, uma compulsão, uma doença tão terrível que faz com que o mentiroso não consiga viver sem falar mentiras, coisas que não existem, coisas que não aconteceram e etc, criando um mundo paralelo, tornando-se, de tal forma, prisioneiro de sua mentira, se atirando de cabeça num poço sem fim.
A mentira, pelo fato de se tornar um vício, um hábito, ela faz, também, com que o mentiroso viva num outro mundo, acreditando em suas próprias mentiras de modo que elas passam, então, a se tornar verdades. Ela faz com que eles abram mão dos seu valores, do seu caráter, buscando coisas que, na cabeça do mentiroso, parecem verdades, mas não passam de uma ilusão onde elas não enganam outras pessoas, mas enganam a si próprias.
A ilusão de uma vida fora da realidade torna o mentiroso um super herói dentro de sua cabeça, como um esquizofrênico que vive fora da realidade, como uma criança num mundo de fantasia, num mundo de Bob! Embora eu não seja mentiroso, nem esquizofrênico, nem criança, eu já tive o meu mundo de Bob. Idealizava um Eu diferente do real, com até mesmo Super Poderes, diferente daquilo que eu sou de verdade. Durante muito tempo, eu vivi assim, mesmo passando por épocas diferentes da minha vida, por estágios diferentes profissionais, ministeriais, sentimentais e etc, mas me imaginando como um alguém diferente do que eu sou. Era, na verdade, um mundo de sonhos, realmente, um mundo de Bob. Tempos depois, eu resolvi viver a realidade e trabalhar para que a realidade se tornasse como os sonhos os quais tinha sonhado e, depois, acordado.
O mentiroso é bem parecido, porém ele trabalha para viver em função da mentira que ele conta pra ele mesmo. As roupas, os carros, as baladas, coisas que ele nem pode pagar, mas mantém o seu nível vendendo o almoço para comer na janta. Tem o tipo de mentiroso que vive em função daquilo que diz para a pessoas, tendo que manter um padrão de conhecimento, de posturas que não condiz com aquilo que ele é. O mentiroso é hipócrita, porque ele vive algo diferente daquilo que ele fala. O mentiroso é alguém insatisfeito, tendencioso, leviano, mais falso que uma nota de R$ 3,00 vestindo toda uma roupagem de inocência para esconder sua culpa. Enfim, existem, muitos tipos pessoas, muitos tipos de atitudes e posturas diferentes da realidade.
Por que eu disse tudo isso?
Olhei para algumas pessoas nesse tribunal (lembram do começo que eu disse que estava na sala se espera?) que estavam defendendo aquilo que elas sabiam que era mentira. Uma das partes apontando que não tinha culpa de nada, que não trabalhava mais e que sairia no prejuízo assim como suas testemunhas que sabiam que ele era culpado, mas mesmo assim continuavam defendendo uma mentira com cara de verdade.
Olhando para seu atual estado físico, passei a enxergar o reflexo de suas mentiras de vida que fizeram com que abrissem mão de muitos seus valores para "viver uma vida em paz", abrindo mão daquilo que é certo para satisfazer pessoas, para satisfazer desígnios de terceiros. Mas qual é o objetivo de tudo isso? Por que? Se depois elas deitarão em suas camas e não conseguirão dormir, se elas tentarão fazer muitas coisas mas não conseguirão por conta do elefante inerte sobre sua consciência?
É aí que a mentira faz com que as pessoas comecem a definhar. Podem até se dar bem por um tempo e ter uma aparência de alegria e felicidade, mas no fundo elas sabem que não estão bem com elas mesmas. Elas passam a não mais ter paz. Elas não dormem e quando dormem elas não conseguem descansar. Elas não tem saúde e quando a tem é a força para sair de um mal e entrar em outro. Elas dão muitas risadas mas muitas delas não tem sentido algum, pelo contrário, só disfarçam seu sofrimento. Passam um bom tempo cercadas de pessoas, envoltas a uma falsa popularidade, mas quando se dão conta, não passam de seres solitários, dissecando-se na sua hipocrisia, errantes nos seus achismos, nas sua falsa realidade.
Diante de todas essas condicionantes que expus dizendo sobre aquilo que a mentira faz com aquele que a pratica, ainda tem a condição espiritual. Eu sei que a associação com a mentira é uma das piores coisas que existe, fazendo com que as pessoas se dêem mal pelo fato de que o diabo é o Pai da Mentira, ele mente desde o início de todas as coisas e essa uma das coisas que o faz nosso adversário. A mentira é inimiga da verdade! O diabo, satanás é nosso adversário! Ele batalha contra nossas vidas, nos coloca num mundo de ilusões, nos mostra mentiras, nos fazendo acreditar nelas assim como ele quis fazer com Jesus, em Mateus 4, dizendo que daria o mundo todo se Jesus se prostrasse e o adorasse. MENTIRA! Mentirosos vivem prostrados, enganados, cegos espiritualmente, vivendo uma contra-cultura, uma contra-realidade, na falsa esperança de ganharem o mundo contrapondo-se com aquilo que o próprio Jesus sobre o que adiantaria ganhar o mundo todo e perder a sua própria alma. Quem vive na mentira, vende a sua alma ao diabo!
Mas eu vejo uma saída para esse quadro: Reconhecer a REALIDADE!
A palavra Realidade, do grego, é o significado para a palavra VERDADE.
Em João 8:32 a Bíblia diz que conheceríamos a Verdade e a Verdade nos libertaria. Depois, no versículo 36 ela diz que se o Filho nos libertasse, verdadeiramente seríamos Livres!
É necessário conhecer aquele que é a Verdade. Aquele que é a verdade muda a nossa Realidade nos tirando da ilusão abrindo nossos olhos e expondo o que somos. Ele nos expõe colocando na nossa frente um espelho que nos diz qual é a nossa real condição. Quando entregamos a nossa vida a Cristo de verdade, ele muda tudo, nos faz livres de verdade e nos traz uma Realidade diferente daquilo que desejamos. Ele nos expõe abrindo nossos olhos fazendo com que possamos enxergar aquilo que Ele deseja de nós e para nós contrariando nosso orgulho, nosso ego, mudando e moldando nosso interior. Porém, uma vida debaixo da Verdade, uma caminhada na verdade requer RENUNCIA.Renunciar todas as mentiras que foram contadas para as pessoas e para si próprio, tirar as vendas que se foram colocadas nos próprios olhos, abrir mão de sonhos, de coisas que se quer, de coisas, de pessoa e deixando que Ele nos guie para onde Ele quer.
É necessário construirmos uma vida sob a verdade, termos nosso Corpo, Alma e Espírito pautados na Palavra de DEUS e nos tornarmos, realmente, filhos dele. Para isso, precisamos deixar para trás aquilo que temos e que somos, para termos nossa vida moldada pelo que Ele planejou para que fôssemos desde quando éramos apenas planos dele, massa informe, a qual sequer existia, mas ele já conhecia. É extremamente difícil nos movermos dentro dos castelos, das fortalezas que nós mesmos criamos para sairmos para fora, mas quando eu deixo ele trabalhar, vai ser necessário deixá-lo entrar com um "pé de cabra" e abrir a concha em que estamos para nos tirar para fora e nos libertar.
Experimente falar a verdade consigo mesmo. Nos preocupamos, muitas vezes, em dar tantas coisas para DEUS, mas não damos nossa sinceridade e o nosso coração sincero e limpo diante dele. Mostramos personalidade diante dos homens, mas estamos numa calamidade diante DEUS. Mestre-se a Ele quem você é. Ele sabe de TODA a verdade, mas Ele quer ouvir de você! Ele não quer invadir a tua vida e arrombar a porta do teu coração, Ele quer que você a abra, seja sincero e deixe que Ele te tome pela tua mão e faça com que você se encontre verdadeiramente.
Fale a VERDADE!
Nenhum comentário:
Postar um comentário