Eu sempre penso em algumas coisas a analiso algumas posturas humanas.
O que eu tenho visto bastante é o desejo que as pessoas têm de se relacionar, principalmente, em se tratando do desejo de se ter um relacionamento sentimental/amoroso com alguém. É interessante a busca incessante pela pessoa certa.
Para mim, isso não é tão inteligente! Não que você não possa escolher, não é isso! O que as pessoas projetam em suas mentes é que existem pessoas certas para se relacionarem. Não existe pessoa certa! As pessoas é que se fazem certas umas para as outras. Não existe príncipe/princesa encantado (a) montado (a) num cavalo branco. As pessoas se enganam quando pensam ter encontrado algo perfeito, lindo. O início é sempre assim: Tudo lindo! Mas depois, se percebe que o príncipe se foi e o que ficou, realmente, foi o cavalo!
O relacionamento se faz a partir da disposição, do desejo de se abnegar, ou seja, se negar um pouco para fazer o outro (a) feliz. O relacionamento é isso: Não se fazer feliz, mas fazer o outro (a) feliz! Se há essa disposição, então o relacionamento vai bem.
A grande sacada é entender que Homens e Mulheres têm seus Complexos e Complicações!
Há um certo desespero e também uma acomodação das pessoas na procura de alguém. Alguns oram para DEUS pedindo alguém (o que não é errado!), outros, quando encontram alguém oram para que DEUS confirme e outros usam de golpes baixos dizendo: “DEUS me revelou que você é a pessoa certa para mim!” O pior é que muitos caem nessa “Conversa Fiada”. Desses 3 casos que citei, no primeiro, DEUS direciona pessoas, mas ele não se encarrega de tomar atitudes que elas tem de tomar. No segundo caso, não acredito que DEUS fale algo. As pessoas ficam sem se ver, sem se falar, bate uma saudade e aí dizem que DEUS confirmou? DEUS se relaciona com pessoas espiritualmente e não na alma, nos sentimentos. A bíblia diz que o coração do homem é enganoso e desesperadamente corrupto. O terceiro caso é o exemplo mais sujo. Pense comigo: Por que DEUS faria isso se ele sabe que se o relacionamento der errado, as pessoas colocarão a culpa nele? O que acontece muito é que algumas pessoas se aproveitam da fragilidade de outrem e acabam impondo jugos arbitrários em nome da satisfação pessoal que não tem nada a ver com DEUS ou com um ótimo relacionamento. E o que se fazer para se ter um relacionamento? Esses dias têm sido, para mim, dias de muita reflexão e estudo de algumas verdades. Ouvi, nesses dias, no rádio, coisas associadas àquilo que eu já pensava, formam algumas um conjunto de coisas interessantes, as quais me possibilitaram formular algumas conclusões:
1. Deixe DEUS trabalhar:
Deixar DEUS trabalhar não é orar, declarar que as coisas estão nas mãos dele e não fazer mais nada. É exatamente o contrário! Ore, Declare, mas saia do buraco! Se mostre ao mundo! Mostre sua disponibilidade! Conheça novas pessoas, faça amigos e etc, o que entra no próximo ponto.
2. Faça amigos:
É necessário desmitificar a questão de que de uma amizade não se pode extrair um grande amor. É exatamente o contrário, pois se alguém não pode, não consegue, não tem a capacidade e/ou disposição para ser um (a) grande amigo (a), então não pode, também, ser seu grande amor!
Amor não é só um sentimento que surge do nada mas é algo que surge a partir da convivência, da amizade, da admiração e etc. Amor se cultiva e ele cresce cada vez mais. Amor não diminui e não se acaba. O verdadeiro amor provém de DEUS porque ele é amor e DEUS, assim como o seu amor, não diminui e nem se acaba jamais.
Lembre-se que se você deseja um relacionamento sério, você deve vislumbrar, também, o casamento, fazendo que o Ciclo da Vida se dê mais ou menos assim:
O casal se conhece, se tornam amigos, se curtem, namoram, ficam noivos, se casam, tem filhos, os filhos crescem, se casam e ficam os dois velhos com limitações para se fazer o que se fazia no início do relacionamento. Aí é colocada à prova o que se construiu desde quando eram apenas amigos: A amizade, o carinho, a admiração, o respeito, as dificuldades, as vitórias, as experiências com DEUS e tantas e tantas coisas, as quais sustentam um relacionamento e, obviamente, o amor, que está acima de tudo.
3. Não tenha medo de expressar seus sentimentos:
Não tenha receios de ser você mesmo (a). Expresse suas opiniões, sentimentos, não seja orgulhoso (a). Tem dúvidas? Não sabe? Peça ajuda! Não deixe seu coração se corroer em dúvidas. Não tenha medo de se arriscar! Mas, em tudo, se preserve, se guarde, “não queime o filme”, tenha cautela, mas não se prenda, não se enclausure solitariamente em suas próprias conchas. Homens, tomem a iniciativa, tenham uma boa autoestima, lutem, pelo que querem. Mulheres cedam! Pode ser que, de repente, tudo que vocês sempre desejaram, está bem na sua frente.
É importante lembrar que beleza e dinheiro não são tudo. Podem ajudar, mas não podem trazer paz, alegria, amor, felicidade e etc. Dinheiro acaba e beleza, em muitos casos, sai com água e sabão, além do que, se vai com o tempo e nada pode trazer de volta a beleza da juventude. As rugas vem, as pessoas engordam e aquela barriga indesejável começa a aparecer, as pessoas envelhecem, criam hábitos estranhos e etc. Tudo isso, a beleza e o dinheiro do início, não podem impedir.
O que eu quero te incentivar não é a pegação geral, porque isso é atitude de quem não tem DEUS nem amor próprio, mas é necessário se arriscar! Ninguém morre de amor ou por algo ter dado errado. Dói bastante, em algumas ocasiões, mas tudo é aprendizado. Por isso, não se procure se relacionar interessado (a) em algo, seja este algo beleza, dinheiro e etc.
Pense: Se uma pessoa tem valores como caráter, honestidade, é trabalhador(a), tem intenções como as suas e etc, por que não tentar?
4. Tenha uma vida de Santidade:
As pessoas confundem ser santo com ficar Zen! Santidade significa separação, ou seja, não fazer o que as pessoas que não conhecem Jesus fazem. O que fazem por aí é encontrar “alguém interessante”, “ficar” e transar. Simplesmente assim! A bíblia diz que quando um homem se deita com uma mulher, ele se torna um com ela e vice-versa, ou seja, ele está casado com ela. No Antigo Testamento não se vê o namoro, se vê o casamento direto, onde este por sua vez, era consumado através da relação sexual. O namoro veio depois, para que duas pessoas se conheçam antes mesmo de dar o passo para o casamento. Hoje, as pessoas inverteram as coisas trazendo consequências espirituais seríssimas pois, a grande maioria dos casais que se separam (divórcio) é por causa desse tipo de atitude antes do casamento.
Namoro e Casamento são como uma festa de aniversário. O namoro é a preparação, onde se come os salgadinhos, o churrasco, os refrigerantes e etc. e o casamento é o “grand finale” , aonde se come o bolo. Quem come primeiro o bolo, antes de toda a festa, não vai querer comer os quitutes oferecidos no início da festa.
Quando se há a prática sexual antes do casamento, se perde o tempo que era reservado para que o casal se conhecesse, conversasse e passassem momentos juntos onde, na hora que casam, tem-se a impressão de que se uniram a um estranho (a) pois detalhes ficam perdidos no tempo e, então, não há mais tempo de conversas e, então, iniciam-se as intermináveis brigas.
Conselho: Se segurem! Andem em grupos! Evitem ficar muito tempo sozinhos! Meninas, cuidado com os carinhos que seu namorado faz. Não deixem qualquer “sem vergonha” colocar a mão no teu corpo e te tratar como uma qualquer. Cuidado com as mãos bobas! Rapazes pra vocês é o mesmo!
Sobre o “ficar”, já fui a favor desde que se desejasse um relacionamento sério com outra pessoa. Mas aí parei para pensar: E se não der certo? Aí a pessoa fica com outro (a), outro (a), outro (a) até chegar à pessoa certa? Acho que estou ficando velho e me tornando mais crítico com algumas coisas, porque o simples fato de você “ficar” com alguém, te faz perder tempo pelo fato de ficar tentando, onde, na verdade, poderia ter encontrado uma pessoa de DEUS. É necessário para de tentar e começar a acertar. Só acerta quem não tem medo de errar!
Tudo tem o seu devido tempo. Muitos têm medo de o tempo passar como um ônibus que passa pelo ponto e, aí é necessário esperar pelo próximo. Outros têm medo de Jesus voltar e continuarem solteiros. Outros têm medo da vida, outros têm medo da morte, disso, daquilo e daquilo outro.
DEUS tem um caminho de bênçãos para cada um de nós, o caminho da felicidade sentimental e conjugal, mas como disse no início, isso é só a porta. Você precisa entrar por ela, ou seja, você é quem tem as tomadas de decisão em suas mãos!
Adriano eu sempre fico boquiaberta com as coisas que você escreve! Você é incrível e cada dia se supera mais! Pena que estou tão longe!
ResponderExcluirmuito lindo o que disse,isso é verdade,eu vivo um namoro na santidade ele me respeita muito sabe,pensamos em noivar,mas estamos enfrentando muitas barreiras principalmente na família,o que fazer,ele nao e convertido como eu ele participa da missa e tals mas naum é um Cristao autentuico o q fazer orar pela sua conversao,amei o que escreve obgada fica com DEUS,parsabéns por ser um servo de CRISTO
ResponderExcluir