I Samuel 17 fala de um episódio interessante na História do Povo de Israel.
Fala de um Rei, chamado Saul, desafiado por um Gigante Filisteu, chamado Golias, da cidade de Gate.
Diz-se que o gigante tinha em torno de 3 metros de altura (ou mais) e ele afrontava o Exército de Israel, xingava a mãe, zombava, falava mal do time, fazia arruaças e amedrontava os Soldados, desde os rasos até os seus mais altos superiores onde a Bíblia narra que já haviam 40 dias em que Israel estava meio que num Estado de Sítio com medo de um gigante de 3 metros de altura e seu pequenino exército.
Eu fico pensando: Caramba!!! Por que não juntou todo mundo em cima do valentão e enfiaram a porrada, ou melhor, a espadada no tal do gigante?
Antes de falar de Davi, eu vejo algo muito interessante sobre Saul.
Os soldados dos exércitos dessa época tinham como costume trazer em seus escudos o símbolo de onde vinham. Eles mostravam qual a casa da qual vinham, qual sua família, sua tribo, sua origem, qual sua procedência. Gênesis 49 fala de cada uma das características dos filhos de Jacó quando ele os abençoa, os quais deram origem as 12 Tribos de Israel.
Saul tinha um Lobo estampado no seu Escudo e, talvez, na sua Armadura por ser da Tribo de Benjamim porque Jacó o chama de Lobo que despedaça suas presas pela manhã e a reparte durante a tarde. Então, a minha pergunta é: Por que é que um cara que tem um Lobo estampado no seu escudo, está se comportando como uma Galinha Medrosa?
Saul, estava completamente descaracterizado por conta do seu Medo e, também, por conta dos seus Pecados. Ele havia se esquecido do local de onde ele viera. A Tribo de Benjamim era marcada pelas confusões em que entravam, pelos motins, assassinatos, eles eram um bando de desordeiros, de gente sanguinolenta. Saul havia se esquecido de onde tinha vindo, havia esquecido o que aconteceu tempos antes, onde profetizava juntamente com os profetas. Um cara que era de um povo sanguinário, mas que agora era para estar Cheio de DEUS, como no episódio dos profetas.
Talvez, hoje você esteja passando por muitas dificuldades, problemas sem fim, ciclos intermináveis, momentos de alegria mas uma vida de tristezas, momentos de lucros mas um tempo contínuo de prejuízos e você parou de se enxergar como você realmente é. Talvez, você tenha deixado o seu escudo de lado, ou talvez, até esteja com ele mas não sabe mais o que tem desenhado nele.
Onde estão os seus sonhos? Aqueles sonhos loucos e, humanamente, impossíveis? Onde estão os seus projetos de vida? Onde estão cada Palavra que DEUS disse ao seu respeito? Onde estão cada uma das Promessas que ele te fez? Onde estão aquelas Profecias que você recebeu na sua vida e que, talvez, até foram de homens, mas que você tomou para você como se fosse do Senhor e isso, naquele momento, foi como uma força muito louca que te fez continuar a prosseguir?
Será que os teus Medos, os teus Pecados, as Circunstâncias, ou sei lá o quê estão te fazendo deixar de enxergar quem você realmente é e entregar os pontos?
Sabe qual é o mais louco? O mais louco é que Davi, quando vai colocar a armadura de Saul, a armadura o sufoca e Ele diz: "COM ESSE TROÇO EU NÃO CONSIGO ANDAR!!!" Era a Armadura de Saul, de um cara que um dia serviu a DEUS, mas que agora havia se tornado um religioso, frio, incrédulo, distante do Senhor. Davi também não poderia andar com aquela armadura que tinha um Lobo estampado, porque Davi era da Tribo de Judá, a qual o seu símbolo era o de um Leão e é por isso que Jesus é chamado de O Leão da Tribo de Judá.
Davi cai pra dentro sem armadura mesmo e o mais engraçado é que a primeira coisa que Davi olha no gigante é para o pênis! Porque ele diz: "Quem é esse incircunciso para afrontar o Exército do DEUS Vivo?" Circuncisão não é feita na orelha né?
Davi olha para sua marca! Marca de escolhido! Porque eles tinham que passar pela Circuncisão ao oitava dia de vida e essa seria uma marca, até sua morte, como símbolo de que ele pertencia a um Povo Escolhido por DEUS. Davi sabia quem ele era! Sabia em quem ele cria! Sabia de cada uma de suas experiências com DEUS! Sabia aonde DEUS o queria levar! E ele, então, caiu pra dentro! Não quis a Armadura, nem o Escudo, nem o Escudeiro! Caiu pra dentro do Gigante e voltou com a Cabeça do Bixo!
Você precisa saber quem você é de verdade! Quem é você? É hora de deixar as Armaduras que não te possibilitam caminhar nem lutar, é tempo de deixar os Escudos das Desculpas e do Orgulho e cair para dentro. É hora de deixar os escudeiros e ir pra suas batalhas sozinho, porque DEUS te dará Vitória.
Os Judeus acreditam que há um Anjo que nos protege com um Escudo e que sempre nos avisa com 24hs de antecedência acerca do que está por vir. A Bíblia diz que Ele nos é como Escudos e Paveses (uma espécie de escudo de chão, protege as pernas e algumas classes de soldados) pronto para nos proteger e, Isso também me leva à Amós 3:7 que diz que o Senhor não fará nada sem avisar aos seus profetas acerca do que fará.
Ele está te guardando, ele está sempre guiando os seus passos e te deixando ciente, pronto do que Ele quer fazer com você.
Vai pra cima! Cai pra dentro! Olhe para dentro de você e diga para você mesmo quem você é de verdade. Limpa a tua vida! Se Santifique! Reaviva o Dom que há em ti!!! Reative os seus sonhos, os seus dons, o chamado que DEUS colocou na sua vida e testificou através do Espírito Santo!!!
Cai pra dentro!!!!
DEUS vai te honrar! Ele tem mais pra você!!!
Um Abraço!!!